quarta-feira, 1 de junho de 2011

3° Fichamento

KIM, YJ; VIANA, AC; SCAREL-CAMINAGA, RM. Influência de fatores genéticos na etiopatogênese da doença periodontal. Revista de Odontologia da UNESP. 2007; 36(2): 175-180.

Assunto: Tem se observado grande interesse da comunidade científica internacional sobre o papel que os fatores genéticos podem desempenhar na DP e como os resultados seriam aplicados no prognóstico da doença. Portanto, foi realizada uma revisão bibliográfica com o objetivo de apresentar de forma sucinta alguns dos trabalhos mais relevantes na área através de  levantamento bibliográfico nas bases de dados Bireme e PubMed utilizando-se os termos “Periodontite, Genética e Polimorfismos”.  

Uma boa forma de avaliar os aspectos genéticos da DP (doença periodontal) é por meio de estudos realizados com gêmeos. O presente estudo mostrou que, conforme as pesquisas com gêmeos e com famílias, há indícios da influência genética na etiopatogênese da DP. No entanto, os mecanismos não foram esclarecidos. Crê-se que, no futuro, com a progressão do conhecimento de polimorfismos genéticos e suas freqüências em vastas populações de diferentes raças, os estudos que investiguem a relação entre polimorfismos e doenças terão avanços na qualidade e na aplicação dos seus
resultados. Identificar populações mais suscetíveis a determinadas doenças contribuiria na criação de políticas de saúde pública, no sentido preventivo. Na DP é importante a identificação do maior número possível de polimorfismos genéticos e suas incidências. Futuramente, com o conhecimento das freqüências dos alelos responsáveis pela ocorrência nas populações, é que um determinado polimorfismo poderá ser utilizado como marcador genético da DP. Assim, poderia ser confeccionado um “kit”, talvez adaptado para a população em questão, para detectar indivíduos com genótipo de alto risco para a doença, auxiliando também no prognóstico da DP. 


Fichamento feito por Weyme Stenio Soares Freitas, aluno do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário