quarta-feira, 1 de junho de 2011

10° Fichamento

 Remédios na Odontologia


KUNERT, I. R.

“Na área de Odontologia os medicamentos mais receitados são os analgésicos, antiinflamatórios e antibióticos.”

“A evolução das técnicas mais apuradas, devido à descoberta de novas bactérias, vírus, fungos, tem obrigado a medicina ao uso de novos remédios, com custos elevados de pesquisa e pelas complexidades químicas, no geral, causam mais contra indicações nos seus usos. Isto significa que, ao necessitarmos de um medicamento temos que ser mais responsáveis quanto ao uso, principalmente os antibióticos.”

“Devemos evitar as medicações indicadas pelos amigos, leigos, pois geralmente serviram em uma condição e certamente não serão efetivas no geral.”

“A necessidade de medicar-se é um sinal de que existe doença e que o organismo não conseguiu superar a patologia. Nas ações técnicas em Endodontia o uso de medicamentos tem aplicação muito especifica em relação aos estados local e geral do paciente.”

“A automedicação ou o seu uso por recomendação, geralmente resultam em gasto sem recompensa, e mais ainda, podemos nos intoxicar ao receber uma droga sem efetividade. Tomar medicamento, principalmente os antibióticos, requer conhecimento do que estamos combatendo, ou seja, que tipo bacteriano é o causador, qual a dose para o quadro existente.”

“Medicamento é uma forma que os profissionais de saúde usam para auxiliar na solução de uma patologia. A automedicação é condenada porque geralmente é inócua, promove gastos, podendo gerar hipersensibilidades indesejáveis.”

Fichamento feito por Weyme Stenio Soares Freitas, aluno do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio.

Fonte do artigo: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3028&-remedios-na-odontontologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário