Perda de dente em acidente
KUNERT, I. R.
“Avulsão é a queda de um ou mais dentes por acidente com a saída total do alvéolo da peça dentária. As agressões na face têm como local mais freqüente de conseqüências os dentes anteriores superiores e em segundo plano os inferiores.”
“Os pacientes jovens são as maiores vítimas, pelo comportamento mais agressivo nas brincadeiras, pelo estágio de evolução dos dentes em relação a idade. Ocorrido o acidente e constatada a avulsão deve a vítima ou o socorrente recolher o(s) dente(s) se possível recolocando-o no alvéolo, nas situações em que não for possível, deve-se acondicionar em lenço ou pano o(s) dente(s) umedecidos e limpos em saliva do próprio acidentado ou do socorrente, água ou leite até o local de atendimento.”
“Outro fator importante no atendimento é a rapidez de recolocação no alvéolo, deve ser o mais rápido possível. Nos casos em que não houver condições de atendimento imediato por razões de saúde do paciente, devemos manter o(s) dente(s) em leite, sendo recomendável o reimplante até 24h após o acidente.”
“Nas avulsões a busca de atendimento deve ser rápida e o(s) dente(s) devem ser protegidos e umedecidos com saliva, leite ou água. O reimplante deve ser sempre realizado.”
“A mais grave agressão é sem dúvida a Avulsão, ou seja, a extração de uma ou mais peças dentárias. Seguidamente observamos seqüelas nas estruturas anexas de suporte como osso alveolar, mucosas e gengivas.”
“O atendimento ao traumatizado não cessa após esta fase, é importante e vital a colaboração e acompanhamento do Endodontista nas fases de manutenção e final do caso. Do momento do acidente ao primeiro atendimento os fatores, tempo, cuidados com as peças dentárias, contenção, cuidados endodônticos, determinam o prognostico do caso.”
“Trauma facial seguido de Avulsão dentária, deve sempre, após o primeiro atendimento, receber acompanhamento do Endodontista.”
Fichamento feito por Weyme Stenio Soares Freitas, aluno do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio.
Fonte do artigo: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3022
Nenhum comentário:
Postar um comentário